_ 9º Encontro do Grupo Modos. FORMAS de pensar MODOS de arte. Encontros virtuais em novembro de 2021. Informações sobre o encontro em:
_ Primeiro dia do 9º Encontro do Grupo MODOS, “Formas de pensar MODOS de arte”, realizado em novembro de 2021. Convidamos Tadeu Chiarelli, professor da Universidade de São Paulo, para falar sobre o tema “O Bandeirismo como advérbio: Modernismo e Tradição Paulistana”.
_ Na primeira mesa do 9º Encontro do Grupo Modos – FORMAS de pensar MODOS de arte, realizada no dia 2 de novembro de 2021, tivemos a participação de Renata Cristina de Oliveira Maia Zago (UFJF) que falou sobre as “Bienais de São Paulo nos anos 1970: crise ou urgência de revisão?” e de Pedro Ernesto Freitas Lima (Unespar) que apresentou a palestra “Nordestinidade e curadoria: algumas considerações”.
_ Na segunda mesa do 9º Encontro do Grupo Modos “FORMAS de pensar MODOS de arte”, realizado entre os dias 2 e 5 de novembro de 2021, em 3 de novembro de 2021, o encontro recebeu os pesquisadores Francisco Dalcol (UFRGS/MARGS) que apresentou a palestra “A curadoria de exposição enquanto espaço de crítica”, e Sonia Salcedo del Castillo (Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ / Universidade de Coimbra) que falou sobre a “Cena e Visualidade. Sobre o lugar da exposição de arte nos dias atuais”.
_ Na terceira mesa do 9º Encontro do Grupo Modos “FORMAS de pensar MODOS de arte”, realizado entre os dias 2 e 5 de novembro de 2021. Os artistas Odinaldo da Costa Silva e Sandro Ka, nossos convidados, falaram sobre seus trabalhos no dia 3 de novembro. A proposta de Odinaldo é investigar a atuação do corpo dentro dos processos artísticos contemporâneos, partindo de um viés autobiográfico:
_Em 4 de novembro de 2021, o IX Encontro do Grupo Modos – MODOS de pensar MODOS de arte – recebeu Cristiana Miranda (FACHA) e Jancileide Souza dos Santos (UFOB). Cristiana Miranda falou de seu filme experimental “A Hidra do Iguaçu” filmado em Angola, resultado de sua experiência como artista viajante. Jancileide dos Santos apresentou a conferência “História da Arte e Memória Biocultural: reflexões sobre a arte das mulheres rurais” enfocando o trabalho artesanal de mulheres da zona rural do Oeste Baiano.
Em 4 de novembro de 2021, o IX Encontro do Grupo Modos – MODOS de pensar MODOS de arte – recebeu Belinda Maria de Almeida Neves (UFBA) e Marcele Linhares Viana (CEFET/RJ). Belinda Neves falou da “Pintura parietal e seus contributos para a reinterpretação da ornamentação nos primórdios da quarta igreja do Colégio da Bahia”, revelando as pinturas realizadas a têmpera, sobre reboco ou diretamente na cantaria, subjacentes à talha das capelas. Marcele Linhares falou sobre as “Perspectivas da arte decorativa além dos muros da Escola de Belas Artes” trazendo para o debate as ressonâncias da arte indígena, o protagonismo feminino nas artes aplicadas, a relação das artes decorativas com manifestações da cultura popular e os paralelos entre seu ensino e o das instituições latino-americanas.
Em 5 de novembro de 2021, o IX Encontro do Grupo Modos – MODOS de pensar MODOS de arte – recebeu Sílvia Borges (UFRJ) e Diego Souza de Paiva (UnB, pós-doc). A palestra de Silvia Borges se intitulou “Para divertir paixões caseiras e a renúncia ao ‘barroco’ ” e apresentou reflexões que a autora desenvolveu em sua tese de doutorado sobre o conjunto azulejar do Convento de São Francisco, em Salvador, Bahia. Diego de Paiva apresentou a palestra “Sob o signo da falta: o acervo da Pinacoteca do RN, proposta de pesquisa e abordagem” na qual tratou da formação da coleção. Neste vídeo podemos acompanhar as palestras e o debate que se seguiu.
Em 5 de novembro de 2021, o IX Encontro do Grupo Modos – MODOS de pensar MODOS de arte – recebeu Maria de Fátima Medeiros de Souza (UnB/GDF) e Renata Gomes Cardoso (UFES). Maria de Fátima falou das “Mulheres viajantes na crítica e no colecionismo de arte do século XIX: Maria Graham e Lady Eastlake”. Renata Gomes Cardoso falou sobre “Artistas Brasileiras nas exposições internacionais americanas de 1930 a 1939”. Neste vídeo podemos acompanhar as palestras e o debate que se seguiu.
Esse vídeo é a gravação da conversa do Grupo Modos com Arthur Valle (UFRRJ) e Roberto Conduru (Southern Methodist University), organizadores do Dossiê “Arte e Diáspora africana: conflitos, cânones, recomeços” na Modos, revista de história da arte – v. 6, n.1, 2022.
_ 8º Encontro do Grupo Modos. Arte em circuito remoto. Encontros virtuais em setembro de 2020. Informações sobre o encontro em :
_ Primeiro dia do 8º Encontro do Grupo MODOS, “Arte em circuito remoto”, realizado em setembro de 2020. Convidamos Paulo Knauss, professor da Universidade Federal Fluminense, para falar sobre o tema “Objetos do olhar”. Os debatedores foram Luiz Alberto Freire (UFBA) e Marize Malta (UFRJ).
_ Segundo dia do 8º encontro do Grupo MODOS, “Arte em circuito remoto”. Raphael Fonseca, curador do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e professor de artes visuais do Colégio Pedro II (Unidade Tijuca II) fala sobre o tema “Práticas Curatoriais”. Os debatedores foram Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS) e Emerson Dionísio de Oliveira (UnB).
_ Terceiro dia do 8º encontro do Grupo MODOS, “Arte em circuito remoto”. Isabel Plante, professora da Universidad Nacional San Martín fala sobre o tema “Estratégias de circulação”. Os debatedores foram Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ) e Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP).
_ Quarto dia do 8º encontro do Grupo MODOS, “Arte em circuito remoto”. Marcelo Jacques de Moraes (UFRJ) fala sobre “Questões de Forma” no encerramento do encontro. Os debatedores que mediaram o debate foram Luiz Claudio da Costa (Uerj) e Marize Malta (UFRJ), ambos membros do Grupo Modos:
_ 7º Encontro do Grupo Modos. O Ensino da história da arte na contemporaneidade. Escola de Belas-Artes da UFBA (Salvador), 05 a 07 de dezembro de 2019.
_ Simpósio Temático La rebelión de los “bibelots”: objetos (de arte), sus poéticas y su (no) lugar en la historiadel arte. X Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes XVIII Jornadas CAIA, Buenos Aires, 25 a 27 de setembro de 2019.
_ 6º Encontro do Grupo Modos. Vidas Precárias. Arquivo Nacional (Rio de Janeiro), 12 a 14 de novembro de 2018.
_ I Colóquio Luso- Brasileiro Arte Entremundos – V Encontro do Grupo MODOS. Histórias da arte em viagens: circulação de ideias, formas e objetos. Universidade de Évora (Portugal), 04 a 06 de julho de 2018.
_ 4º Encontro do Grupo Modos. Histórias da arte em museus. Brasília, Auditório do Instituto de Química, Universidade de Brasília, 04 a 06 de dezembro de 2017.
_ Simpósio Temático 03. Passados presentes. A temporalidade heterogênea na história da Arte. 26º Encontro Nacional da ANPAP. Campinas, 27 a 29 de setembro de 2017.
_ Simpósio Temático 01. A crítica de arte e seus espaços. Trânsitos, narrativas e regimes de visibilidade na América Latina. 25º Encontro Nacional da ANPAP. Porto Alegre, 26 a 30 de setembro de 2016.
_ 3º Encontro do Grupo Modos. Genealogias possíveis. Arquivo, exibição e circulação. Campinas, Centro de convenções da Unicamp, 01 de setembro de 2016.
_ II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: histórias e conexões. II Encontro do Grupo Modos: Histórias da arte em coleções. Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, 23 a 25 de novembro de 2015.
_ Simpósio Temático 01. Arte compartilhada: coleções, acervos e conexões com a história da arte. 24º Encontro Nacional da ANPAP. Santa Maria, 23 a 25 de setembro de 2015.
_ Simpósio Temático 01. Visibilidades da arte: modos de ver, exibir e narrar histórias. 23º Encontro Nacional da ANPAP. Belo Horizonte, 15 a 19 de setembro de 2014.
_ Sessão Temática 6. Instituições, fronteiras e marginalidade: centros e periferias na arte. XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Universidade Federal de Uberlândia, agosto de 2014.
_ Histórias da Arte em exposições. 21 a 23 de maio de 2014. Auditório do Instituto de Artes/UNICAMP.